fbpx

4 de fevereiro, 2021

PET

COMPARTILHAR

Meu cachorro não quer comer, o que pode estar acontecendo?

É natural que a alimentação do pet seja diária e fracionada várias vezes, porém, quando o cachorro não quer comer é um sinal de que alguma coisa pode não estar indo bem.

Antes de se desesperar, observe se o cachorro não quer comer porque não gostou da ração ou pelo fato de o clima estar quente, o que pode fazer com que ele realmente perca o apetite. Mas isso é válido para uma ou duas das refeições, pois, caso ele fique sem comer o dia todo, ou até por dias seguidos, as causas podem ser as mais variadas, indo desde um problema físico até comportamental.

 

QUAIS PODEM SER AS ORIGENS SE MEU CACHORRO NÃO COMER?

Quando o seu peludo estiver se recusando a comer e também permanecer quieto, indisposto, sem ao menos beber água, é hora de correr para o veterinário, pois somente ele saberá diagnosticar o que está acontecendo.

Se o cachorro não quer comer isto pode ser decorrente de uma infecção, virose, inflamação ou até mesmo depressão. Tirando o problema psicológico, que requer outros cuidados, as demais doenças sempre vem acompanhadas de febre, apatia, diarreia, tosse seca, alteração na cor dos olhos e outros adendos que mostrarão ao dono que o pet precisa, com urgência, de tratamento especializado. Quando antes a causa for diagnosticada, mais rapidamente ele estará recuperado.

E será o próprio veterinário que verificará se não há enfermidades com o seu pet físicas, porém comportamentais. Será que ele está tendo a devida atenção ou fica se sentindo sozinho a maior parte do tempo? Alguma coisa mudou na rotina da casa e alterou não só o tempo de convivência com os donos, mas algo a mais, como ter deixado de passear na hora que ele estava acostumado? Ele agora fica trancado ou em uma corrente, mesmo sendo manso, por algum motivo? Tudo isto pode acarretar a depressão, que também precisa de acompanhamento clínico e, às vezes, medicação.

Portanto, para não perceber algo errado já no estágio de quando o cachorro não quer comer nada, sempre use os produtos apropriados na higienização da casa, evite que ele tenha contato com outros pets que não sejam tão bem cuidados quanto ele, para evitar doenças de contato (como a Parainfluenza, um vírus não contagioso aos humanos que faz com que o cão seja infectado e se não apresentar os sinais logo, como febre, tosse dolorosa ou falta de apetite, o quadro pode estar grave quando for descoberta) e capriche na variação da ração.

Lembre-se de que os donos sentem e sabem quando o seu peludo está com algum problema, por isso, é fundamental acompanhar a conduta dele todos os dias, pois só assim será possível saber o que é manhã e o que é realmente uma doença. E, neste caso, não hesite em procurar ajuda do veterinário o mais rapidamente possível.

 

O CACHORRO NÃO QUER COMER? CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA REVERTER ISSO!

Um dos principais motivos de um pet abandonar seu pratinho é o horário desregular da sua alimentação. Muitas vezes, o cachorro não quer comer porque tem a comida à disposição o dia todo, então, estipule horários e faça deles um hábito, para que o peludo se condicione a isso, tendo consciência de que precisará comer naquele momento, senão só mais tarde. E se ele se recusar, tire o recipiente depois de 15 a 20 minutos do local e só volte a colocá-lo na outra hora combinada.

Outra dica muito válida e que poucas pessoas se dão conta é a de que as refeições do cão devem ser feitas em um local calmo, sem que haja distração, como pessoas passando, máquina de lavar funcionando ou crianças brincando, porque ele pode se entreter ou ficar irritado com algumas dessas situações e deixar a comida de lado.

Muitas vezes o cachorro não quer comer quando não gostou da ração ou acabou enjoando. Sendo assim, não a misture com uma nova, pois ele poderá rejeitar da mesma maneira. E para evitar que ele chegue a isso, procure variar os sabores, utilizando sempre a mesma marca com a qual ele já está adaptado e já tenha mostrado que gosta do sabor.

Por fim, outro fator importante é jamais misturar petiscos à ração, pois ele assimilará esta prática como normal e quando seu prato não estiver com estes “recheios”, as chances de ele ignorar a vasilha serão grandes e a situação ficará ainda mais difícil de ser revertida.

 

Fonte: CachorroGato

Meu cachorro não quer comer, o que pode estar acontecendo?