fbpx

20 de novembro, 2020

MEIO AMBIENTE

COMPARTILHAR

Consumo e descarte de lixo no Brasil

Consumo e descarte de lixo no Brasil

Não é de hoje que o mundo inteiro está preocupado com ações ambientais para promover um futuro melhor a todos nós. Com o aumento contínuo da população e o crescimento de descarte de lixo aumentando a cada ano, países de todo o mundo mobilizam-se para, juntos, fazerem a diferença. No Brasil, não é diferente. 

PRODUÇÃO DE LIXO NACIONAL 
De acordo com a ONG ambientalista WWF, o Brasil é o quarto país maior produtor de lixo plástico do mundo¹, com 11,3 milhões de toneladas. Na frente, estão apenas: Estados Unidos, China e Índia, com grandes empresas e industriais que justificam o crescimento exponencial, diferente do caso nacional. 

MENOS DE 2% É RECICLADO 
Ainda de acordo como levantamento, 91% de todo o lixo gerado foi coletado pelo serviço de limpeza urbana (cerca de 10,3 milhões de toneladas); apenas 1,28% foi destinado a reciclagem (aproximadamente 145 mil tonadas). O número está muito abaixo do acordo internacional de responsabilidade ambiental, que prevê reciclagem mínima de 9% do lixo produzido. 

MERCADO GLOBAL E GERAÇÃO DE LIXO 
Em 2017 a Science Advances² pesquisou e ranqueou o tipo de resíduo em um comparativo, em milhões de toneladas, da produção x geração de luxo em todo o mundo durante o ano de 2015. O infográfico abaixo, elaborado pela FAPESP³  ilustra os resultados:

Consumo e descarte de lixo no Brasil

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) 
Em 2010, o Governo Federal do Brasil publicou a Lei 12.305/2010 que regulariza e determina ações práticas para empresas localizadas em território nacional sobre a responsabilidade da produção de lixo. O documento previa adaptação de 4 anos para que todas as empresas estivessem de acordo com a legislação. Ou seja, a partir de 2014 começaram as fiscalizações e autuações àqueles que não cumpriam as exigências. 
De forma prática, a PNRS tem como objetivo reduzir a quantidade de resíduos destinados a aterros e lixões em todo o Brasil. Alguns exemplos de resíduos contemplados são os domiciliares, industriais e até resíduos perigosos (corrosivos, tóxicos e etc.). Os únicos tipos de resíduos não abrangidos pelo documento são os radioativos, os quais possuem uma legislação própria. Para tanto, oferece um conjunto de diretrizes ambientais. 

A QUEM SE DESTINA A PNRS? 
Ninguém está isento de cumprir as responsabilidades previstas na PNRS. A lei prevê que todos – desde a elaboração até o consumo do produto – possuem diferentes obrigações. Ou seja, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores precisam cumprir a lei. 
“Enquanto um fabricante recorre aos instrumentos de logística reversa e acordos setoriais, um consumidor utiliza a coleta seletiva para destinar corretamente os resíduos domiciliares e fazer com que a reciclagem possa ocorrer”, afirma a PNRS. 
Ou seja, trata-se de uma responsabilidade compartilhada e necessário empenho e comprometimento de todos os envolvidos. 

WE STEP CLEAN 
A We Step Clean acredita que a sustentabilidade é o único caminho possível para o futuro da humanidade. Nosso objetivo é pensar, desenvolver e comercializar soluções sustentáveis para o mercado. Por isso, desenvolve produtos que utilizam como matéria prima a resina da mamona, sem nenhum componente tóxico e que se decompõe rapidamente no meio ambiente, sem deixar resíduos. É bom para o Planeta e melhor ainda para o nosso futuro. 
Saiba mais sobre nossos valores, missão e história em: https://www.westepclean.com/  

Fontes: 
¹. Dados referentes ao último levantamento feito pela WWF, em 2016 < www.wwf.org.br >  
². Science Advances: corporativa responsável por levantamentos a respeito do meio ambiente e avanços científicos mundiais < https://advances.sciencemag.org/ > 
³. FAPESP: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo < https://fapesp.br/ > 
4. Lei Federal Política Nacional de Resíduos Sólidos: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm